Defesa Civil abastece a população com água do Serrado
Desde a manhã de hoje, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil passou a abastecer os reservatórios de cinco e dez mil litros colocados em pontos estratégicos da cidade com água doce, cristalina e de sabor bom captada no poço artesiano, com 120 metros de profundidade, aberto pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), no Serrado, cuja vazão alcançou 17,5 mil litros d’água por hora. Diariamente, entre as 7 e 17 horas a previsão é de que sejam utilizados 20 caminhões pipa que também transportarão água para hospitais, escolas e creches.
Na semana passada, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, acompanhado do Coordenador de Ações Estratégicas da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil, Paulo Sergio Menezes Luz, e do coordenador municipal da Defesa Civil, Roberto Avelino; presidente e diretor da Emasa, Ricardo Campos e Geraldo Dantas, respectivamente, visitou o poço do Serrado, onde comprovou a boa qualidade da água e elogiou a base operacional montada com reservatórios para adição de cloro e motobombas para o fornecimento de água para a população.
O chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Roberto Avelino, disse que a adição de cloro visa a purificação de água para torná-la apta ao consumo humano como água potável, já que a filtração e a cloração da água diminuem significativamente a carga de micróbios. Além de ampliar a oferta de água c com a captação alternativa do Serrado o transporte de água em carros pipa continuará sendo feito de estações de água da Embasa no Rio Iricó, em Ubaitaba e Travessão, e em São José da Vitória.
Agora a Defesa Civil está trabalhando para a captação e bombeamento de água para os demais poços abertos pela CERB, companhia vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Foram abertos poços artesianos no Jaçanã II, água cristalina de sabor bom, vazão 2.955 litros/hora, profundidade 160 metros; Conceição, água cristalina de sabor bom, profundidade 120, vazão 3.667 litros/hora; Vila Zara, água cristalina de sabor bom, 160 metros de profundidade, 1.115 litros/hora. Somente os poços artesianos do Parque Boa Vista e Fazenda Rancho, em Ferradas, foram descartados por água salobra.